
Asilo Diplomático: Brasil abriga ex-primeira-dama do Peru em momento histórico!
Na tarde desta quarta-feira, 16 de abril, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil anunciou que Nadine Heredia Alarcón, ex-primeira-dama do Peru, e seu filho menor de idade chegaram ao Brasil após receberem asilo diplomático. A chegada ocorreu na base aérea de Brasília por volta das 11h40, e a ex-primeira-dama e seu filho passarão pelos procedimentos necessários para regularização migratória no país.
A concessão de asilo a Heredia ocorreu na terça-feira, 15 de abril, apenas algumas horas depois de um tribunal peruano ter condenado ela e seu esposo, o ex-presidente Ollanta Humala, a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro. As acusações envolvem supostos fundos recebidos da empreiteira Odebrecht, destinados a campanhas eleitorais, além de alegações de recebimento de recursos do governo venezuelano na gestão de Hugo Chávez. Heredia, no entanto, nega todas as acusações.
Após a sentença, Nadine Heredia buscou proteção na embaixada do Brasil em Lima. Nesse mesmo dia, a presidente do Peru concedeu um salvo-conduto que permitiu que ela e seu filho deixassem o país. Para a viagem, ambos foram transportados em um avião da Força Aérea Brasileira, sendo este tipo de transporte escolhido por questões de segurança, segundo a defesa da ex-primeira-dama, que considerou o uso de uma aeronave comercial complicado nesta situação.
A entrada de Heredia no Brasil marca um momento significativo em um caso que tem ganhado notoriedade internacional, especialmente considerando a complexidade das relações políticas e jurídicos entre os dois países. A situação também ressalta a importância do asilo como uma ferramenta de proteção em contextos políticos tumultuados.
Agora, ao se adaptar à nova realidade no Brasil, Nadine e seu filho enfrentarão o processo para obter a regularização de sua estadia no país, enquanto ainda há muitos desdobramentos a serem acompanhados nas questões jurídicas em torno do casal no Peru.