Descubra as Ações Inovadoras para Proteger os Indígenas Isolados da TI Mamoriá Grande!

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) atualizou informações sobre um recente contato com um indígena isolado na Terra Indígena Mamoriá Grande, situada entre os municípios de Pauini e Lábrea, no sudoeste do Amazonas. O primeiro contato ocorreu de forma voluntária na quarta-feira, dia 12.

Nesse contexto, na sexta-feira, dia 14, equipes da Funai e da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) se mobilizaram a partir da Base de Proteção Etnoambiental (Bape) Mamoriá Grande. O objetivo foi realizar o controle sanitário da área e promover uma conscientização sobre os cuidados necessários nesse tipo de situação, conforme o Plano de Contingência para Situações de Contato.

Para garantir que todas as atividades fossem realizadas com segurança, duas equipes adicionais também foram enviadas para apoiar as operações na Bape Mamoriá no dia seguinte. Por volta das 17h (horário de Brasília) de sexta-feira, o indígena isolado retornou à base. A equipe da Funai tomou as precauções necessárias para assegurar que o indígena fosse encaminhado a um espaço seguro, minimizando interações e adotando as medidas sanitárias adequadas. Nesse momento, a Sesai conduziu uma avaliação clínica do indígena, que descansou e passou a noite no local.

No sábado, dia 15, o indígena demonstrou o desejo de voltar para suas áreas habituais. Assim, a Funai o acompanhou floresta adentro, mantendo uma distância segura para evitar novos contatos não planejados.

A Funai e a Sesai continuam monitorando a situação de forma ativa, com suas equipes permanentemente em campo e recebendo apoio das instâncias regionais e nacionais. Além disso, como parte das medidas de controle sanitário ao redor do local do avistamento, a Sesai realizou testes para Covid-19 na população local, além de avaliações clínicas e identificação de lacunas na cobertura vacinal. Os resultados dos testes foram negativos, e as pessoas que apresentaram queixas de saúde receberam o tratamento adequado e orientações necessárias. Está sendo planejada uma ação de imunização para garantir a regularização da cobertura vacinal na região.

Essas ações visam assegurar a proteção tanto do indígena isolado quanto das comunidades locais, promovendo uma abordagem cuidadosa e respeitosa em situações que envolvem contatos com populações que vivem em isolamento voluntário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top