
Prepare-se! Alinhamento Espetacular de Planetas Nesta Sexta-feira: Confira Como Assistir!
Nesta sexta-feira, 28 de outubro, os amantes da astronomia poderão desfrutar de um fenômeno celestial impressionante: todos os planetas do Sistema Solar estarão alinhados no céu. Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno formarão um arco visível logo após o pôr do sol, em um evento conhecido como desfile planetário. Este espetáculo não é comum e, para aqueles que desejam observar, a próxima oportunidade de ver um alinhamento semelhante só ocorrerá em 2040.
Esse alinhamento planetário já vem se formando desde janeiro, mas alcança seu ápice agora com a inclusão de Mercúrio, que se junta à linha de visão dos outros planetas. Essa formação acontece porque cada um dos planetas possui um período diferente para concluir sua órbita ao redor do Sol. Enquanto a Terra leva um ano para completar seu percurso, Júpiter, por exemplo, leva 12 anos. Quando as órbitas coincidem de maneira específica, os planetas aparecem alinhados no céu para quem os observa da Terra.
Como observar o fenômeno
Para quem deseja acompanhar esse alinhamento, a boa notícia é que não é preciso ser um astrônomo equipado com telescópio ou binóculo. No entanto, escolher um local adequado pode aumentar a chance de uma boa visualização. O ideal é encontrar um espaço com uma vista exposta para o horizonte oeste, longe de prédios e montanhas, e com um céu limpo, sem muitas nuvens.
Entre os planetas que farão parte deste espetáculo, Vênus e Júpiter são os mais fáceis de serem identificados, pois costumam brilhar intensamente no céu noturno. Os planetas mais distantes, como Urano e Netuno, podem ser um pouco mais difíceis de localizar a olho nu, mas aplicativos de astronomia podem ajudar a encontrá-los.
No Brasil, o melhor horário para observar o fenômeno será em torno das 19h45, logo após o pôr do sol. Para os moradores de regiões com menos poluição luminosa, a experiência de contemplar esse alinhamento se tornará ainda mais especial.
Portanto, prepare-se para uma noite mágica no céu, onde todos os planetas do Sistema Solar estarão alinhados, oferecendo um espetáculo único e digno de ser apreciado por todos.