Alerta Vermelho: Quase 17 Mil Aves Mortas em Granja pelo Surto de Gripe Aviária!

A Secretaria de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul anunciou a morte de cerca de 17 mil aves devido à gripe aviária em uma granja comercial localizada em Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Esse é o primeiro registro da doença em uma granja comercial no Brasil.

As aves estavam alojadas em dois galpões; no primeiro, todas faleceram, enquanto no segundo, aproximadamente 80% dos animais também perderam a vida. As aves sobreviventes foram abatidas, e a granja será submetida a um rigoroso processo de limpeza e desinfecção.

As aves afetadas eram galinhas matrizes destinadas à produção de ovos férteis, utilizados para reprodução, e não para consumo direto. Os ovos dessa granja foram enviados para incubatórios no Rio Grande do Sul e em outras regiões, e estão sendo rastreados para posterior eliminação.

Para controlar a situação, a Secretaria implementou barreiras de desinfecção em um raio de 3 a 10 quilômetros ao redor da granja afetada. Essas barreiras são especialmente direcionadas a veículos que transportam cargas de risco, como animais, ração e leite, e incluem seis barreiras fixas e uma barreira de desvio.

Embora a granja esteja em conformidade com as normas de bioseguridade e desinfecção, a origem do vírus ainda está sendo apurada. Possíveis fontes de contaminação incluem aves silvestres, calçados de visitantes, equipamentos, insumos ou até mesmo a água.

As autoridades estão tomando todas as medidas necessárias para conter a propagação da gripe aviária e proteger a avicultura na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top