
Caos no Rio: Oito Ônibus Sequestrados e Usados como Barricadas em Piedade!
Na manhã desta sexta-feira, a Rua Clarimundo de Melo, localizada entre os bairros Quintino e Piedade, na Zona Norte do Rio de Janeiro, foi palco de um incidente sério: oito ônibus foram sequestrados e utilizados como barricadas. Essa ação causou um bloqueio na via, especialmente na altura da Rua Assis Carneiro. A Polícia Militar atuou rapidamente para liberar a área e está intensificando o patrulhamento na região afetada.
Este evento não é isolado. A empresa responsável pelo transporte coletivo no Rio de Janeiro informou que este foi o segundo dia consecutivo em que ônibus foram sequestrados para o mesmo fim, e até agora, 57 coletivos já foram alvo desse tipo de ação em 2023. Na quinta-feira anterior, sete ônibus haviam sido sequestrados, bloqueando ruas em áreas como Pavuna e na Linha Amarela, próxima ao Complexo da Maré.
Com a ocorrência na manhã de hoje, cerca de 11 linhas de ônibus na região foram afetadas, reduzindo a mobilidade local. Além dos ônibus, a polícia também relatou que um caminhão foi utilizado para obstruir as vias, e ainda há imagens circulando on-line que mostram lixeiras sendo empregadas como obstáculos para a circulação de veículos.
Listamos abaixo as linhas de ônibus sequestradas e utilizadas como barricadas:
- 607 (Cascadura x Rio Comprido)
- 353 (Gardênia Azul x Terminal Gentileza)
- 363 (Vila Valqueire x Candelária)
- 383 (Realengo x Praça da República)
- 685 (Irajá x Méier)
- 652 (Méier x Cascadura)
As linhas que estão operando com itinerários prejudicados devido a esse incidente incluem:
- 353 Gardênia Azul x Terminal Gentileza
- 363 Vila Valqueire x Candelária
- 383 Realengo x Praça da República
- 607 Cascadura x Rio Comprido
- 636 Merck x Saens Peña
- 651 Cascadura x Méier
- 652 Cascadura x Méier
- 653 Terminal Deodoro x Méier
- 685 Irajá x Méier
Ainda não está claro o motivo por trás dessas manifestações. A polícia informou que, de acordo com o comando da 9ª BPM (Rocha Miranda), foi registrada uma ação de protesto na região, mas rapidamente foi contida, e a via liberada, sem confrontos significativos.
A situação tem gerado preocupação entre os habitantes da cidade. A empresa de ônibus fez um apelo às autoridades de segurança pública, enfatizando a urgência de medidas que assegurem o direito da população carioca de viver em paz.
Para os motoristas que se encontram na região e buscam alternativas para desviar do bloqueio, o Centro de Operações Rio sugere as seguintes rotas:
- Para Cascadura: use as ruas Manoel Vitorino, Elias da Silva e Nerval de Gouveia.
- Para o Engenho de Dentro: opte pela Avenida Ernani Cardoso, Viaduto de Cascadura, Avenida Dom Hélder Câmara, Rua da Pedreira e Rua Goiás.
Esperamos que a situação se normalize em breve e que as autoridades consigam garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e trabalhadores da área.