
Descubra as Causas e Impactos do Apagão que Afeta Portugal, Espanha e Além!
Na segunda-feira, 28 de agosto, um apagão significativo afetou pelo menos 50 milhões de pessoas em Portugal, Espanha e partes da França e Alemanha, com consequências potenciais em outros países europeus e no norte da África.
A interrupção no fornecimento de energia começou por volta das 12h30 na Espanha e às 11h30 em Portugal (7h30 em Brasília). A Red Elétrica, empresa responsável pela rede elétrica na Espanha, relatou que é um problema que afecta todo o continente, prevendo que o retorno completo do serviço pode levar até 10 horas.
Os governos dos países afetados estão trabalhando para identificar a origem do apagão, e em Portugal, a possibilidade de um ciberataque foi levantada, embora ainda não haja confirmação. Por outro lado, as autoridades da União Europeia afirmaram que não existem indícios de um ataque desse tipo.
Enquanto isso, os impactos são evidentes, especialmente na Península Ibérica. O aeroporto de Lisboa, um dos principais pontos de entrada em Portugal, teve muitos voos cancelados, incluindo diversas ligações com o Brasil. Embora os números de cancelamentos em outras cidades, como Porto e Madri, sejam menores, também há muitos atrasos significativos.
Na capital portuguesa, o metrô parou completamente, e houve relatos de pessoas presas dentro de vagões durante a falta de energia. Além disso, muitas lojas, supermercados, farmácias e bancos na cidade estavam fechados, assim como universidades e escolas que suspenderam as aulas. A falta de energia também causou transtornos no trânsito, com semáforos desligados e veículos enfrentando caos nas ruas.
A situação tem sido complicada, com sinais de telefonia celular e Internet também afetados, dificultando a comunicação e a busca por informações. Apesar da confusão, os governos locais estão em contato com as autoridades europeias para restabelecer a energia e obter apoio.
Aproximadamente, 50 milhões de pessoas estão enfrentando as consequências desse apagão, e os esforços estão se intensificando para resolver a situação o mais rápido possível.