
Descubra o Motivo que Torna Difícil Encontrar Clínicas Particulares Hoje em Dia!
A gestão das vacinas disponibilizadas no setor privado é de responsabilidade das clínicas e farmácias. A Takeda, fabricante de uma das vacinas, está comprometida em garantir o fornecimento necessário para completar o esquema vacinal de pessoas que já receberam a primeira dose.
Por sua vez, a Sanofi informou que a produção de sua vacina está em sintonia com a demanda do mercado, e o imunizante é comercializado normalmente, estando à disposição tanto de estabelecimentos privados de vacinação quanto de distribuidores especializados.
A vacinação nos serviços públicos de saúde é voltada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, com base nas orientações do Ministério da Saúde. Esse grupo apresenta um alto número de hospitalizações por dengue, superado apenas pelos idosos. Contudo, ainda não há autorização da Anvisa para vacinas nessa faixa etária para os idosos, pois não foram realizados estudos suficientes.
É fundamental mencionar que a disponibilidade das vacinas pode variar entre as cidades. As autoridades de saúde estabeleceram critérios para a distribuição das doses, priorizando áreas que enfrentaram alta transmissão da dengue ao longo dos últimos anos, cidades grandes e regiões com recente alta incidência da doença.
O Ministério da Saúde está continuamente revisando a possibilidade de incluir mais municípios na vacinação. Em termos de fornecimento, o ministério já adquiriu 6,5 milhões de doses para 2024 e 9,5 milhões para 2025. Até o momento, foram distribuídas mais de 6,5 milhões de doses, abrangendo mais de 3 milhões de aplicações, com aproximadamente 2,3 milhões de primeiras doses e cerca de 940 mil segundas doses.
Para quem deseja acompanhar as cidades com vacinas disponíveis ou obter informações adicionais, recomenda-se consultar os canais oficiais de saúde do governo. A vacinação no sistema público ocorre em duas doses, e todo o esforço está sendo feito para garantir que os cidadãos recebam a proteção necessária.