Descubra Tudo sobre o Simulado de Desastres em Santa Catarina e Prepare-se!

Mais de 230 municípios de Santa Catarina participarão do 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres, promovido pela Defesa Civil do Estado neste domingo (18). A ação inclui evacuações simuladas, montagem de abrigos temporários, cadastro populacional, distribuição de ajuda humanitária e materiais educativos. Algumas prefeituras já divulgaram a programação for simulado.

### Florianópolis

Em Florianópolis, a simulação terá como base as fortes chuvas que ocorreram em janeiro, que geraram diversas ocorrências na cidade. A atividade terá início às 8h, na sede da Defesa Civil municipal na Avenida Mauro Ramos. As equipes simularão pontos de alagamento e atendimento em diferentes bairros pela manhã. À tarde, um cenário de deslizamento será recriado no bairro Costeira do Pirajubaé, onde haverá simulação de atendimento a vítimas, trabalho do Corpo de Bombeiros, primeiros socorros e evacuação.

Um abrigo temporário será instalado na Creche Hassis para acolher os desabrigados fictícios. O Aeroporto Internacional de Florianópolis também participará do evento, destacando a importância da mobilidade aérea em situações de emergência. Segundo o subsecretário de Defesa Civil, não haverá impacto significativo no trânsito da cidade durante as atividades.

### São José

Em São José, o exercício começará às 8h e simulará desastres naturais que exigem evacuções e a mobilização de abrigos emergenciais. A população é incentivada a acompanhar as redes sociais da Prefeitura para informações oficiais. Cerca de 60 profissionais estarão envolvidos, e as atividades começarão na Escola de Ensino Básico José Matias Zimmermann. O Grupo de Resposta de Ação Coordenada formará uma Sala de Situação com a participação do prefeito e representantes de órgãos envolvidos em resgates.

A mobilização contará com colaborações da prefeitura, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, SAMU e grupos voluntários, além do ativação do Centro de Logística da Prefeitura.

### Joinville

Joinville iniciará suas atividades no domingo (18) a partir das 8h, com o Plano de Contingência elevado para o nível laranja, em razão da previsão de chuvas intensas. Algumas famílias serão encaminhadas para a Escola Municipal Dr. Rúben Roberto Schmidlin, que servirá como abrigo temporário. A equipe da Defesa Civil também visitará moradores em suas casas, oferecendo materiais educativos sobre como agir em desastres.

À tarde, as ações incluirão a solicitação, captação e distribuição de itens humanitários, além da realização de procedimentos de emergência e a elaboração de um relatório de ações.

### Timbó

Em Timbó, a programação começará às 7h59, com simulações que incluem a explosão com foguete, ligações para serviços de emergência, chegada das equipes de atendimento, evacuação e acolhimento à comunidade. O simulado envolverá triagem médica e palestras sobre riscos e prevenção de deslizamentos. A expectativa é que as atividades sejam concluídas até 11h30.

O governo do Estado utilizará o simulado para revisar protocolos, testar sistemas de comunicação e identificar pontos que precisam de melhorias.

Esse evento é uma oportunidade importante para as comunidades se prepararem melhor para situações de emergência, reforçando a colaboração entre as diversas entidades envolvidas na gestão de desastres.

### Conclusão

As simulações visando a gestão de desastres são essenciais para garantir a segurança e o bem-estar da população em situações de risco. A participação ativa da comunidade e o treinamento das equipes de emergência são passos fundamentais para minimizar os impactos de situações adversas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top