
Escândalo: Nestlé paga R$ 13 milhões por propaganda enganosa!
O Procon de São Paulo aplicou uma multa de R$ 13 milhões à Nestlé por publicidade enganosa, conforme estipulado pelo artigo 56 do Código de Defesa do Consumidor. A empresa tem a possibilidade de recorrer da decisão.
A autuação ocorreu após o Procon identificar que alguns produtos da Nestlé não apresentavam os ingredientes que eram anunciados em suas embalagens, caracterizando uma infração às normas de defesa do consumidor. Entre os produtos investigados estão os Biscoitos Nesfit Aveia e Mel, Biscoitos Nesfit Leite e Mel, e Nesfit Cookie Cacau, Aveia e Mel. Além disso, foi analisado também um produto chamado Mistura de Creme de Leite, que consiste em uma mistura de creme de leite UHT e soro de leite.
Para o Procon, ficou claro que os consumidores foram induzidos a erro em relação às características e composições dos produtos mencionados.
Em resposta à autuação, a Nestlé declarou que está em conformidade com as normas vigentes, incluindo as relacionadas à rotulagem e comunicação de seus produtos. A empresa ressaltou que os itens citados, como os biscoitos e a mistura de creme de leite, foram descontinuados em 2022 e 2023, respectivamente. A Nestlé também enfatizou que irá se defender junto às autoridades, reafirmando seu compromisso com a ética e a transparência na publicidade, além da adesão aos princípios do Código de Defesa do Consumidor.