
Impacto Surpreendente: Apagão em Portugal e Espanha Devido a Fenômeno Atmosférico Inesperado!
REN Aclara Queda no Fornecimento de Energia em Portugal
A REN, responsável pelo fornecimento de energia em Portugal, informou que a recente queda no fornecimento de eletricidade foi causada por uma falha na rede elétrica da Espanha. Esse problema foi vinculado a um fenômeno atmosférico raro conhecido como "vibração atmosférica induzida".
De acordo com a REN, as variações extremas de temperatura na Espanha provocaram oscilações anômalas nas linhas de transmissão de alta tensão (400 KV). A empresa alertou que a restauração total da rede elétrica em Portugal pode levar até uma semana.
Nota da REN
Em comunicado, a REN afirmou que está mobilizando todos os seus recursos para restaurar o fornecimento de eletricidade em todo o país. Isso envolve colaboração com empresas de produção e distribuição de energia, bem como com a Rede Elétrica da Espanha. O apagão afetou também a Espanha, resultando em um corte significativo no fornecimento de energia em ambos os países.
A empresa destacou que a recuperação do sistema elétrico será feita de forma gradual, com a reativação faseada dos diferentes grupos de geração de energia. No momento, ainda não é possível prever com exatidão quando a situação será normalizada, mas os responsáveis em ambos os lados da fronteira estão analisando as causas do incidente.
Expectativa de Resolução
O primeiro-ministro de Portugal expressou esperança de que o problema seja resolvido ainda hoje, ressaltando que a origem do apagão não se deu dentro do país. Até o momento, a operadora espanhola não fez comentários sobre a situação.
A situação está sendo monitorada de perto, e as autoridades continuam a trabalhar para garantir a rápida recuperação do abastecimento de energia.