
O São Paulo está enfrentando dificuldades financeiras que afetam a permanência do zagueiro Ruan Tressoldi, atualmente emprestado pelo Sassuolo, da Itália. O clube paulista atrasou um pagamento de 200 mil euros (aproximadamente R$ 1,27 milhão) que deveria ter sido feito em março. A situação complicou as negociações para a extensão do empréstimo, já que o Sassuolo expressou descontentamento com o atraso.
Ruan tem sido um jogador importante na equipe, atuando como titular sob o comando do técnico Luis Zubeldía. A diretoria do São Paulo almejava negociar uma extensão do empréstimo, mas o inadimplemento complicou as coisas, fazendo com que o clube reconsiderasse a opção de compra do jogador para a próxima temporada, visando melhorar sua situação financeira.
Além de Ruan, o São Paulo também está lidando com a incerteza sobre o futuro do volante Marcos Antônio, atualmente emprestado pela Lazio. As negociações para prorrogar o empréstimo estão ocorrendo de maneira mais fluida do que com o Sassuolo, e há esperança de que um novo acordo possa ser firmado, adiando a compra para 2026.
Se Ruan não continuar no clube e retornar ao Sassuolo, o elenco ficaria com apenas quatro zagueiros: Arboleda, Sabino, Alan Franco e Nahuel Ferraresi. Enquanto Arboleda, Ferraresi e Sabino possuem contratos de longa duração, a renovação de Alan Franco está em um impasse. Ferraresi, por sua vez, enfrentou questões semelhantes relacionadas a pagamentos, e tem sido utilizado mais frequentemente como lateral-direito.
A comissão técnica do São Paulo reconhece a necessidade de reforçar a defesa, considerando a promoção de jogadores da base. Os jovens talentos em destaque incluem Igão, de 17 anos, que já fez parte do elenco principal, e Pedro Andrade, de 20 anos, que também participou de treinos com os profissionais, mas atualmente se recupera de uma lesão.
Além deles, outros jogadores da equipe sub-20, como Isac e Luis Osório, estão sendo observados. Isac, que se destacou este ano, é destro e veio do Red Bull Bragantino, enquanto Osório, canhoto, traz força e velocidade ao time.
Com essa mudança de foco para as categorias de base, o São Paulo busca garantir um futuro mais estável e competitivo, enquanto trabalha para resolver as pendências financeiras e manter seus talentos no elenco. A próxima fase do campeonato será crucial para que o Tricolor consiga se reestruturar e alcançar os objetivos da temporada.