
Urgente: Estado Crítico do Papa Francisco Abala o Mundo – Atualizações de 24/02/2025!
O Vaticano divulgou um comunicado nesta segunda-feira, 24 de fevereiro, informando que o Papa Francisco permanece em estado crítico, apesar de ter tido uma boa noite de descanso. De acordo com o último relatório da Santa Sé, o pontífice, de 88 anos, havia deixado de apresentar crises respiratórias, mas estava apresentando sinais de insuficiência renal.
O comunicado anterior, divulgado no domingo, ressaltava que embora as condições de saúde do Papa continuassem graves, ele não havia enfrentado novas crises respiratórias desde a noite anterior. O relatório também mencionou que, em resposta a duas transfusões de sangue que recebeu no sábado, houve um aumento nos níveis de hemoglobina, o que aliviou sua anemia. No entanto, a contagem de plaquetas se manteve estável, e alguns exames de sangue indicaram um leve início de insuficiência renal, que, por enquanto, está sob controle. O Papa está recebendo oxigênio por meio de cânulas nasais e continua alerta e bem orientado.
Importante ressaltar que, até então, não havia registro de febre no pontífice e nenhum indício de sepse, uma condição grave que ocorre quando uma infecção no corpo provoca uma reação inflamatória extrema. A equipe médica comunicou que a complexidade do quadro clínico exige cautela e um prognóstico reservado, tornando incerta a recuperação do Papa.
O sábado foi considerado o pior dia para o Papa desde sua internação no hospital Gemelli, em Roma, no dia 14 de fevereiro. Durante esse dia, a condição de saúde do pontífice se agravou devido a uma crise respiratória asmática, o que resultou na necessidade de oxigênio suplementar e transfusões de sangue, já que os exames mostraram baixa contagem de plaquetas. Os médicos informaram que a evolução do estado de saúde do Papa é imprevisível e que ele é considerado um paciente frágil, dada sua idade, a falta de mobilidade e condições de saúde pré-existentes.
Neste domingo, a movimentação na Praça de São Pedro foi intensa, com a presença de muitos turistas e peregrinos que visitam Roma para participar do Jubileu da Igreja, um evento que acontece a cada 25 anos. Mais de 3.000 pessoas compareceram ao Jubileu dos Diáconos neste fim de semana.
Durante a missa matinal que deveria ser conduzida pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro, o arcebispo Rino Fisichella pediu orações pelo pontífice. “Na celebração eucarística, onde a comunhão assume sua dimensão mais plena, sentimos o Papa Francisco, mesmo em um leito de hospital, próximo a nós e presente entre nós”, afirmou Fisichella.
O quadro de saúde do Papa continua sendo monitorado de perto, e todos aguardam com esperança por sua recuperação. O Vaticano segue a informar sobre a condição do pontífice à medida que novas atualizações se tornam disponíveis.