
Yakuza em Ação: Prisão Surpreendente Perto de Uma Biblioteca no Japão!
A imagem da Yakuza, famosa gangue do Japão, remete a homens tatuados envolvidos em brigas violentas, como se vê em filmes de ação. No entanto, a realidade é bem diferente. Recentemente, quatro homens foram presos em Tóquio por operar um escritório da organização criminosa em uma proximidade inaceitável: a menos de 200 metros de uma biblioteca.
Os suspeitos, com idades entre 55 e 77 anos, foram acusados de conspirar para manter suas atividades criminosas entre junho de 2024 e fevereiro de 2025. O homem mais velho, de 77 anos, era associado ao Sumiyoshi-kai, um dos principais grupos da Yakuza no Japão.
### A Regulamentação da Yakuza no Japão
Ao contrário de ser uma organização clandestina e totalmente oculta, a Yakuza, assim como muitos outros grupos de mafiosos no Japão, tem um registro ativo na polícia. Tóquio implementa regulamentos rigorosos que restringem a atuação desses escritórios como parte de uma campanha de segurança pública.
Os yakuzas, conhecidos por sua hierarquia estrita e códigos de conduta, estão envolvidos em diversas atividades ilegais, que vão de extorsão e lavagem de dinheiro a tráfico de drogas e de seres humanos. Apesar de sua notoriedade, muitos dos escritórios são publicamente listados pela Agência Nacional de Polícia, que até informa o endereço de algumas das sedes, como a do Sumiyoshi-kai, localizada em Akasaka, um bairro renomado de Tóquio.
### Redução do Número de Membros
Durante o auge da Yakuza, na década de 1960, a organização contava com mais de 184 mil membros. No entanto, esse número tem diminuído significativamente nas últimas décadas, devido a uma intensa repressão por parte das autoridades. Em 2024, o número de integrantes caiu para menos de 20 mil, atingindo um mínimo histórico de 18.800.
As mudanças nas regulamentações dificultaram a operação dos grupos criminosos. Tornou-se ilegal recrutar membros da Yakuza, assim como suborná-los ou compartilhar lucros com eles. Até mesmo atividades básicas, como conseguir contratos de telefonia móvel ou alugar apartamentos, passaram a ser complicadas para os yakuzas.
### Atividades e Limitações da Yakuza
Em Tóquio, introduziu-se um regulamento rígido que proíbe os escritórios da Yakuza de operar a uma distância inferior a 200 metros de locais como escolas, centros de assistência social, museus e bibliotecas. Além disso, as empresas não podem contratar membros da Yakuza para segurança ou compensá-los de qualquer forma que incentive suas atividades.
Essas regras resultaram em uma notável diminuição da influência da Yakuza, que frequentemente é tema de reportagens sobre dissoluções, tentativas de reintegração à sociedade e promessas de comportamento civilizado. Um exemplo recente foi a Yamaguchi-gumi, a maior organização criminosa do Japão, que, em abril, prometeu encerrar um conflito com uma facção rival após um aumento na vigilância policial.
Três membros seniores da gangue até entregaram uma carta à polícia, assegurando que nenhuma briga interna ocorreria e que eles não causariam mais problemas.
### Conclusão
O panorama da Yakuza é complexo e evolutivo. Embora ainda exista e tenha um histórico rico programado por atos violentos, a realidade contemporânea pinta um quadro de um grupo em transformação, tentando se adaptar às severas normas que regem sua atuação. A tentativa de coexistir com as autoridades e a sociedade revela como a figura da Yakuza está mudando, refletindo uma luta contínua entre o crime organizado e a implementação de leis para combatê-lo.